quinta-feira, 12 de março de 2009

Cinema de graça na DaConde

No mês de aniversário da cidade, a Livraria DaConde, no Leblon, preparou uma programação especial no Cinelounge. O Carioquices acontece às quintas-feiras, com a exibição de filmes bem cariocas no 2º andar da loja.

O documentário Rio de Jano – Uma visão bem humorada e pop do Rio de Janeiro, com 73 minutos de duração, abre a programação. Durante 50 dias, a partir de outubro de 2000, o desenhista francês Jano realizou um profundo mergulho na vida carioca, visitando lugares jamais representados nos cartões postais, conhecendo pessoas de todas as classes sociais, observando, experimentando, trocando. O resultado desta incursão é um álbum que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca moderno, seu jeito de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta. Uma espécie de tratado antropológico ilustrado e pop que impressiona pela riqueza, precisão de detalhes e pelo humor.

Também documentário, Faixa de Areia, será apresentado no dia 19. Com 94 minutos de duração e dirigido por Flávia Lins e Silva e Daniela Kallman, o filme é o resultado de uma pesquisa sobre a diversidade nas praias cariocas. As histórias que se cruzam nas areias da praias são ilustradas por escritores, artistas, prostitutas, vendedores e anônimos, todos integrados com naturalidade aos códigos praianos do Rio de Janeiro. Um painel das praias cariocas feito a partir de entrevistas que vão do Leme ao Pontal, passando inclusive pelo Piscinão de Ramos.

Para encerrar o festival, Morro da Conceição, será exibido no dia 26. Dirigido por Cristina Grumbach e com 85 minutos de duração, o longa registra a memória afetiva de quem viu o Rio passar por suas vidas, Após cinco anos de visitas ao Morro da Conceição uma equipe de cinema filmou conversas com apenas oito dos seus cerca de 4 mil moradores - os mais velhos, com idades que chegam a 97 anos, nascidos no morro e filhos de portugueses. Esses senhores e senhoras narram histórias de suas vidas, inevitavelmente atravessadas pelas histórias da cidade e do país. A construção desse imaginário devolve ao Rio de Janeiro um filme que trata da sua memória e do seu esquecimento.

SERVIÇO
Cinelounge DaConde Dá Um Tempo
Local: Lounge da Livraria DaConde
Rua Conde de Bernadote, 26 - lj. 125, Leblon, 2274-0359
Data: Quintas de março (12, 19 e 26)
Horário: 20h
Preço: grátis

Lotação: 35 lugares
Classificação etária: 14 anos
www.daconde.art.br

Nenhum comentário: