quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Machado de Assis no Metrô do Rio

Em comemoração ao centenário da morte do escritor Machado de Assis, o Instituto Brasil Leitor, organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura, com o apoio do Metrô do Rio de Janeiro, apresenta encenação de monólogo sobre o conto A Igreja do diabo.

Neste conto, Machado de Assis assume uma fase irônica e sarcástica. Um tom fingidamente desprendido do narrador, pactuando com seus personagens para melhor satirizá-los, conseguindo dar à prosa um ritmo contínuo, levando a um clímax cuidadosamente calculado, inesperado, ao mesmo tempo, que bem adequado. Apesar dos toques cômicos, a mordacidade da história fica ainda mais amarga na conclusão.

O monólogo será apresentado pelo artista Alexandre Dantas, que utiliza a narrativa e a música para envolver o público. O espetáculo tem duração de 50 minutos e é aberto ao público.

Sobre as Bibliotecas do Metrô

A biblioteca foi inaugurada em dezembro de 2006. Tem hoje cerca de 5.600 associados e já emprestou 41.263 livros. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência do mês atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos.

Além da biblioteca Livros & Trilhos, o Instituto Brasil Leitor gere outras seis unidades instaladas em estações de metrô em São e Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília) e em Recife (Recife).

SERVIÇO
A Igreja do Diabo
Data: 9 de outubro, quinta-feira
Horário: 14h
Local: Biblioteca Livros & Trilhos – Metrô Central do Rio de Janeiro
Gratuito

Nenhum comentário: